terça-feira, 15 de março de 2011

Isso é Arquitetura

"Você utiliza pedra, madeira e concreto, e com esses materiais controí casas e palácios. Isso é construção. a engenhosidade está em ação.

Mas, repentinamente, você toca meu coração, me faz sentir bem. Estou feliz e digo: 'Isso é bonito'. Isso é arquiteura. A arte entra em ação.

Minha casa é prática. Agradeço-lhe, como poderia agradecer aos engenheiros ferroviários ou ao serviço telefônico. Você não tocou meu coração.

Mas suponhamos que as paredes se ergam em direção ao céu de tal maneira que fico emocionado. Eu percebo suas intenções. Seu estado de espírito foi gentil, brutal, encantador ou nobre. As pedras que ergueu me contam isso. Você atrai a minha atenção ao local e meus olhos o observam. Eles contemplam algo que expressa um pensamento. Um pensamento que se revela sem madeira ou som, mas tão somente por meio de formas que guardam uma certa relação entre si. Essas formas apresentam uma natureza tal que são claramente reveladas à luz. As relações ente elas não se referem necessariamente àquilo que é prático ou descritivo. São uma criação matemática de nossa mente. São a linguagem da Arquitetura. Através do uso de materiais brutos, e partindo de condições mais ou menos utilitárias, você estabeleceu certas relações que suscitaram as minhas emoções. Isso é Arquitetura."

Le Corbusier
Por uma Arquitetura
1927

Nenhum comentário:

Postar um comentário